skip to Main Content

Assespro-PR estreita relações com os cônsules do Paraná

Durante a reunião da diretoria do Corpo Consular do Paraná, o Diretor-Presidente da Assespro-PR falou aos cônsules sobre investimentos de tecnologia para as relações internacionais brasileiras

A Assespro-PR participou nesta segunda-feira (19) da reunião da diretoria do Corpo Consular do Paraná. Estavam presentes os cônsules da Guatemala, Japão, Peru, Costa Rica, Espanha, Paraguai, Síria, Áustria, Coréia do Sul, Bangladesh e Filipinas. Além dos representantes do jornal Diário da Indústria e Comércio, da Associação Paranaense de Imprensa, do Instituto de Relações Internacionais do Paraná, do Rotary Club e da rede de hotéis Bourbon. O evento também contou com a presença do Ministro Paulo Roberto Palm, chefe do Escritório de Representação do Itamaraty em Curitiba (Erepar).

O Diretor-Presidente da Assespro-PR, Adriano Krzyuy, palestrou para os convidados dissertando em prol da importância do apoio internacional para o desenvolvimento da tecnologia no estado. Para ele, é necessário não apenas desenvolver a tecnologia no Paraná, mas sim investir em todos os setores juntamente com a tecnologia.

Durante a palestra, Krzyuy defendeu a importância de investir na tecnologia para o crescimento da economia paranaense e relatou como foi a experiência de levar o nome da Assespro-PR para autoridades das relações internacionais brasileiras: “o fato de eles concordarem em nos receber e estarem atentos à área de tecnologia da informação paranaense, mostra a receptividade que eles têm ao setor”.

Para Krzuy, este encontro pode motivar tratativas avançadas com vários atores dentro do ecossistema do corpo consular paranaense e fomentar a geração de negócios para os empresários que buscam a internacionalização. O Diretor-Presidente afirma que, com a retomada da economia, a tecnologia passa a ter destaque e pode ser o principal vetor de desenvolvimento do estado do Paraná. Contanto sempre com a participação das empresas paranaenses de tecnologia da informação, a Assespro-PR vê na parceria internacional um grande atrativo para os empresários que fazem parte da Associação.

Ordoni Fortes Martins, Diretor-Presidente do Jornal Indústria e Comércio, afirma que foi um grande prazer receber a Assespro-PR no evento. Ele destaca a contribuição do jornal para o fortalecimento da Associação, com a disseminação de conteúdos sobre tecnologia. “A tecnologia é uma atividade de maior importância para o estado, porque investe em inteligência, pesquisa, desenvolvimento e futuro (mobilizando os jovens)”.

Thomaz Neves, presidente do Corpo Consular do Paraná, destacou outras entidades que podem colaborar com as relações internacionais da Assespro-PR como por exemplo a Onap, câmaras de comércio, despachante aduaneiro, empresas importadoras e todo o segmento ligado ao mercado internacional, associação comercial, Fecomércio e a Confederação Nacional do Comércio e Federação das Indústrias. Neves evidenciou a parceria com o corpo consular paranaense, que conta com a contribuição de 43 países.

O Ministro Paulo Roberto Palm afirmou estar entusiasmado com o trabalho da Assespro-PR, com a expectativa de uma parceria duradoura entre a Assespro-PR e as demais entidades internacionais. “Espero que isto seja apenas o começo de uma grande cooperação entre a Assespro-PR, os cônsules honorários e o Erepar”.

Veja também:

Newsletter Foco no Planalto – Edição 13/2024

Boletim Político, Foco no Planalto
Confira a newsletter exclusiva “Foco no Planalto”, relativa a semana de 25 a 28 de março.
Continue lendo
Back To Top