Assespro Paraná lança análise mensal de tecnologia com a Universidade Federal do Paraná

Nesta terça-feira (30/01) Assespro-PR lança o Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação 2018. O projeto é uma série de 12 análises mensais do setor de TIC, em parceria com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Segundo o diretor presidente da Assespro, Adriano Krzyuy, a principal relevância do projeto é ampliar a compreensão do setor de TIC no Paraná e mostrar que é possível firmar boas parcerias entre atores privados e instituições acadêmicas.

“A intenção é conduzir entendimento, para termos esclarecimentos qualificados e confiáveis na tomada de decisão do setor de TIC. Sempre pensando em competividade, mostrando a situação do Paraná comparado com os demais estados e sua posição no cenário global de TIC, para que os empresários possam fazer uma análise detalhada, posicionando sua empresa conforme o mercado onde ele atua”, relata.

Os boletins serão publicados ao longo do ano, com diversificados temas para pesquisa, como por exemplo: mercado de trabalho no Brasil e no Paraná, inovação e comunicações (MCTIC), comércio internacional, o credenciamento de instituições públicas e privadas, entre outros. O objetivo é oportunizar às empresas avaliações focadas em seu posicionamento local e global.

Para o professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná, Victor Manoel Pelaez, o projeto é uma grande oportunidade para construir conhecimento sobre o mercado de TIC em nível estadual, nacional e internacional. “Este estudo nos auxilia tanto no desenvolvimento das nossas atividades de pesquisa quanto na formação dos nosso alunos. E para os associados da Assespro-PR, essa parceria é muito estratégica, no sentido em que eles terão acesso a informações que irão facilitar o processo de tomada de decisões nos negócios”, explica.

As Exportações Mundiais de Serviços de TIC foram abordadas na primeira edição do Insights Report, com base nos dados disponibilizados pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Esta análise apresenta a evolução das exportações e das importações mundiais, bem como a participação dos dez principais países líderes no comércio internacional do período 2005-2016.

Ainda de acordo com Prof. Victor Pelaez, pode-se destacar como relevante desta primeira edição, a liderança da Irlanda a partir de 2013 nas exportações mundiais dos serviços de TIC, quando superou a Índia, um país referência em desenvolvimento de Software e exportador de serviços desta esfera. Leia mais (Link do Boletim na íntegra)

A próxima edição do boletim abordará detalhadamente a evolução do comércio internacional do Brasil nos serviços de TIC, com a análise por categoria de serviço e estado.