Agente Softex

Os Agentes Softex são unidades de apoio regional às empresas de software e TI que representam regionalmente a Softex. Organizados sob diversas estruturas como associações de empresas, institutos de pesquisa e incubadoras de tecnologia, eles atuam em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, para oferecer o apoio necessário às empresas locais de software e serviços de TI.

Distribuídos de Norte a Sul do Brasil, os Agentes Softex trabalham em articulação com a iniciativa privada, governos estaduais e municipais, e contam com o suporte de centros acadêmicos e instituições de fomento.

As atividades desenvolvidas por cada Agente variam de acordo com a sua região e foco. Elas envolvem desde a preparação de empresas nascentes para o ingresso no mercado interno e possíveis alianças até o auxilio na comercialização das soluções no exterior e apoio a companhias consolidadas e de maior porte.

No Estado do Paraná estão credenciados três Agentes Softex:

  • Assespro-Paraná, em Curitiba
  • SBM – Software by Maringá, em Maringá
  • SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em Londrina

Assespro-Paraná: Agente Softex

Em abril.2017 a Assespro-Paraná agregou todas as atividades e ações da Cenetic (então, Agente Softex) em seu portfolio. Desde então, as iniciativas como Agente Softex passaram a ser realizadas pela Assespro-Paraná para Curitiba e Região Metropolitana.

O plano de ação conta com as seguintes diretrizes estratégicas:

  1. Disseminar e auxiliar a implantação das melhores práticas
  2. Apoiar a criação e desenvolvimento de negócios
  3. Apoiar a capacitação de recursos humanos
  4. Apoiar a alavancagem de recursos financeiros
  5. Produzir e disseminar informação qualificada
  6. Apoiar a formulação de políticas de interesse
  7. Apoiar o empreendedorismo