Abertas as inscrições para o prêmio Professor Dr. Imre Simon

Para destacar e reconhecer as personalidades e empresas do setor de TI que contribuíram de forma significativa para o posicionamento e desenvolvimento do setor, a Federação Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), abre inscrições para o Prêmio Professor Dr. Imre Simon 2014.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Assespro, nos links http://assespro.org.br/loja/premio-imre-simon-2014-associados/ (associados) ou http://assespro.org.br/loja/premio-imre-simon-2014-nao-associados/ (não associados), até o dia 15 de agosto. A taxa de participação varia de R$ 80 a R$ 380, de acordo com a categoria e ser ou não associado.

A escolha dos premiados em 14 categorias se dá por votação popular, por meio do botão “Recomendar” na rede social, a partir do dia 15 de julho. Por isso, quanto antes o candidato se inscrever, maior o tempo para ganhar votos. A escolha vai até o dia 17 de outubro.

A quarta edição do Prêmio será entregue em Brasília, Distrito Federal, em cerimônia no dia 20 de janeiro de 2015, em local a ser definido.

“O Professor Dr. Imre Simon foi um dos pioneiros da Ciência de Computação no Brasil. A escolha de seu nome para o prêmio reflete a preocupação com o desenvolvimento local de tecnologia, além de simbolizar a necessária integração entre empresas e universidades para se atingir esse objetivo”, afirma Luís Mário Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

O regulamento completo está disponível no link: http://www.assespro.org.br/beneficios/reconhecimento/premio-imre-simon-regulamento/

Confira abaixo as categorias da premiação:

• Iniciativa para a Construção de Cidades Digitais
• Iniciativa para a Diminuição do Impacto Ambiental da TI
• Iniciativa de Exportação de Produtos ou Serviços de TI
• Iniciativa para a Geração de Empregos no Setor e/ou Inclusão Digital
• Prestação de Serviços para o Governo (incluindo quaisquer órgãos de governo, pertencentes aos Poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário)

As categorias denominadas “Solução” são exclusivas para produtos de software, com uma subcategoria destinada apenas para pequenas empresas:

• Solução na área Financeira (incluindo bancos, seguradoras, corretoras, bolsas de valores)
• Solução na área de Infraestrutura (incluindo transportes, energia, telecomunicações, etc)
• Solução na área de Serviços (incluindo saúde, educação, esportes, turismo, lazer, ONGs)
• Solução na área Industrial (incluindo as indústrias de construção e transformação)
• Solução para o Agronegócio (incluindo agricultura e pecuária)
• Solução de Web 2.0 (incluindo portais interativos, redes sociais, etc)
• Soluções Integradas para o Governo (incluindo quaisquer órgãos de governo)

As categorias a seguir são exclusivas para profissionais da imprensa e/ou de marketing:

• Reportagem na Imprensa Escrita (Jornais e Revistas)
• Reportagem na Imprensa Interativa (TV, Rádio, Web)

Conheça um pouco da vida de Imre Simon

Nascido em Budapeste, capital da Hungria, em 14 de agosto de 1943, migrou para o Brasil com os pais aos 5 anos de idade, vivendo em São Paulo, Brasil, até seu falecimento em 13 de agosto de 2009, foi um dos pioneiros e mais importantes pesquisadores da área de ciência da computação no Brasil.

Durante sua vida, recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Em 1979, recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas e, em 1989, o Prêmio Científico da Union des Assurances de Paris (UAP), em conjunto com Misha Gromov e Joseph Stiglitz. Sua pesquisa abrangia diversas áreas da computação como a teoria de autômatos finitos, a relação entre sociedade e as redes digitais e a geometria tropical, área na qual foi pioneiro e que recebeu esse nome em homenagem à sua ‘brasilidade’.

Presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática e coordenou o grupo de Estudos de Informação e Comunicação (EdIC), do Instituto de Estudos Avançados da USP. Foi também membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de Grã-Cruz.